Qual a agulha certa para crochê?
A Escolha da Agulha é Fundamental para um Ótimo Acabamento!
A agulha de crochê é sua ferramenta mais importante. Diferentes tamanhos de agulhas usados com a mesma linha alteram o resultado dos trabalhos. Usar o tamanho de agulha errado pode, inclusive, trazer problemas: se a agulha é pequena demais pro fio, você pode ficar com a mão e o pulso doloridos pelo esforço. Se a agulha é grande demais pro fio, fica igualmente difícil porque os pontos ficam desiguais, a agulha não “corre” direito, o trabalho perde a forma.
Para as crocheteiras já experientes, saber qual agulha usar é algo quase natural. Mas para quem está começando é uma tarefa e tanto, principalmente se a receita escolhida não informar qual agulha usar.
Tipos de Agulhas de Crochê
Existem 4 tipos de materiais mais comuns usados para as agulhas: aço niquelado, alumínio, plástico e bambu.
Além do formato tradicional das agulhas existem também as agulhas de ponta dupla, com tamanhos diferentes nas pontas. E indo além, temos as agulhas ergonômicas. Essas podem ter o cabo emborrachado, de plástico ou de bambu.
A Agulha ideal para seu trabalho
Normalmente o fabricante da linha informa o tamanho mais usual da agulha a ser usada. No entanto, o “Teste do Gancho” é muito prático para verificar se o tamanho da agulha está correto para o fio escolhido.
O que é o teste do gancho? Encaixe o fio no gancho da agulha, e observe:
- Se o gancho não consegue pegar totalmente o fio, a agulha está pequena.
- Se o fio não chegar sem à metade do gancho, a agulha está grande.
- Se o fio ficar rente à pontinha do gancho, o tamanho da agulha está correto.
Créditos das informações: Uai Blog